Purgas em sistemas HPLC/UPLC
top of page

Purgas em sistemas HPLC/UPLC

Atualizado: há 2 dias

Neste artigo vou citar os principais tipos de purgas em equipamentos HPLC e UPLC da marca Waters. Estes tipos de purgas são procedimentos básicos de operação de sistemas de cromatografia líquida de alta performance.


Purgas HPLC











ALLIANCE - PURGAS

  • Seal Wash:

Este tipo de purga serve apenas para lubrificação dos pistões, não tem contato da solução de purga com a fase móvel e não interfere na análise.

Solução recomendada para esta purga: 90% de água ultrapura / 10% de orgânico (Metanol ou Acetonitrila grau HPLC) Não tem necessidade de degaseificar a solução, mas é necessário filtrar.


  • Needle Wash:

Este tipo de purga serve para lavagem da agulha e descontaminação do tipo carryover.

Solução recomendada para esta purga: Solução compatível com o diluente da amostra/padrão, na mesma proporção de aquoso e orgânico, e sem adição de sal ou ácido. Deve ser filtrada e degaseificada.


  • Dry Prime:

Este tipo de purga somente poderá ser feito manualmente no equipamento e serve para retirar bolhas de uma forma eficaz. Solução que deverá ser utilizada é a própria fase móvel e somente deverá ser realizada a purga quando houver bolhas ou canal seco.


  • Wet Prime:

Este tipo de purga serve para condicionamento do degasser e dos canais com os novos solventes que serão utilizados. Solução que deverá ser utilizada é a própria fase móvel e deverá ser realizada antes de qualquer análise. Em cada canal que será utilizado é recomendado 10mL/min por 3 minutos.


  • Purge Injector:

Este tipo de purga serve para lavagem da seringa e condicionamento do sistema de injeção, como loop de amostras e válvulas. Solução que deverá ser utilizada é a própria fase móvel nas proporções que serão escolhidas no display do ALLIANCE antes da purga iniciar. Esta purga deverá ser realizada APÓS todas as purgas e o sistema HPLC estiver condicionado com a fase móvel da análise.


H-CLASS e I-CLASS - PURGAS

  • Seal Wash (Tubulação Marrom):

Este tipo de purga serve apenas para lubrificação dos pistões, não tem contato da solução de purga com a fase móvel e não interfere na análise.

Solução recomendada para esta purga: 90% de água ultrapura / 10% de orgânico (Metanol ou Acetonitrila grau HPLC) Não tem necessidade de degaseificar a solução, mas é necessário filtrar. Purgar sempre no início da análise por pelo menos 3 minutos e quanto mais sal na fase móvel, maior será a frequência desta purga.


  • Wash (Tubulação Branca):

Este tipo de purga serve para lavagem da agulha e descontaminação do tipo carryover.

Solução recomendada para esta purga: Solução compatível com o diluente da amostra/padrão, na mesma proporção de aquoso e orgânico, e sem adição de sal ou ácido. Deve ser filtrada e degaseificada. Purgar no mínimo 60 segundos e não padronizar a purga, ou seja, cada análise deverá ter sua purga proporcional.


  • Purge (Tubulação Laranja):

Este tipo de purga serve para lavagem da seringa e condicionamento do sistema de injeção, como loop de amostras e válvulas. Solução que deverá ser utilizada é a própria fase móvel nas mesmas proporções de análise. Esta purga não deve ser padronizada e deve variar de acordo com a análise a ser realizada. Purgar no mínimo 30 ciclos.


Gostou do artigo? Clique no coração para eu saber.


Caso tenha alguma pergunta, faça um comentário logo abaixo. Tem mais conteúdo sobre o tema e gostaria de compartilhar? Escreva o conteúdo no comentário. Sua opinião é muito importante para a Comunidade Científica.

604 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page